Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Homem Na Cozinha



Sexta-feira, 17.05.13

Bolo Dia da Mãe

 

No passado dia 5 de Maio como todos sabem foi o Dia da Mãe e como tal, nesse dia dedicado às Mães, muitos são os filhos que adoram presenteá-las com algumas prendinhas, sejam elas ramos de flores, bombons, um almoço fora de casa, enfim… Na hora de encher de mimos aquela que é tudo para nós, tudo é válido!

 

Nesse dia, tanto eu como a minha irmã resolvemos levar a minha mãe a passear na Ribeira das Naus em Lisboa. Essa zona entre Cais do Sodré e o Terreiro do Paço foi inaugurada há bem pouco tempo e nós ainda não tínhamos tido a oportunidade de ir visitá-la. O dia estava muito bonito, aquela zona é muito agradável para passear e com toda a certeza tivemos uma óptima tarde nesse Dia da Mãe mas… Antes mesmo do passeio, resolvi presentear a minha mãe com um bolinho simples, rápido de fazer e que soube mesmo bem como sobremesa depois de um almoço agradável em família. Na falta de inspiração para dar um nome ao bolo, eu simplesmente resolvi chama-lo de Bolo Dia da Mãe e vou agora partilhar com vocês a receita. No entanto é importante referir que a receita do bolo é inspirada na receita de Pão-de-Ló que está presente no Livro Base da Bimby e todo este Bolo Dia da Mãe foi feito através da minha grande amiga Bimby. Aliás, ao longo dos dias e em futuras publicações, irão perceber que eu e a Bimby andamos de mãos dadas muitas vezes. Ela é neste momento uma amiga inseparável e esta sempre presente na hora de ajudar. Mas para quem não tiver a Bimby e mesmo assim quiser experimentar fazer este bolo, pode tentar fazê-lo na mesma recorrendo à tradicional batedeira – que foi o que fiz há uns dias atrás num outro bolo e em breve irei apresentar o resultado final.

 

Mas vamos à receita:

 

Vais precisar de:

 

4 ovos

220 g açúcar

110 g Farinha

1 c. chá de fermento em pó p/ bolos

400 g natas frescas

200 g queijo creme (Philadelphia)

5 c. sopa de açúcar p/ o chantilly

Morangos q.b.

 

Sempre que damos início à preparação de um bolo, convém sempre pré-aquecer o forno e neste caso não foi excepção. Pré-aqueci o forno a 180o e depois arregacei as mangas para fazer o bolo.

 

Coloquei a “borboleta” no copo da Bimby e lá coloquei os ovos, o açúcar e programei 9 min / 37o / Vel 3;

 

Juntei depois a farinha, o fermento e programei 20 seg / Vel 3;

 

Deitei todo o preparado numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e levei ao forno cerca de 30 minutos.

 

Depois do bolo estar no forno, dei inicio à preparação do chantilly. Na Bimby, coloquei a “borboleta”, as natas, o açúcar e programei 2 min / Vel 3 ½;

 

Depois das natas estarem firmes, juntei o queijo Philadelphia, mexi por mais uns segundos e guardei o preparado no frigorífico.

 

Assim que o bolo já estava pronto e arrefecido, cortei o bolo ao meio na horizontal e recheei o bolo com uma parte do chantilly e alguns morangos cortados às fatias finas.

 

Por fim, com o restante chantilly, cobri todo o bolo e enfeitei com os morangos cortados às fatias.

 

Nota: Na minha opinião a Bimby não é a maquina mais apropriada para fazer chantilly pois sempre que tento bater ali às natas, a coisa nunca funciona. As natas nunca ficam firmes e foi o que aconteceu neste caso. Tudo ficou demasiado líquido e não era este o resultado esperado. Isso já havia acontecido em outras situações e por isso, de futuro, sempre que quiser bater as natas vou dar uso à tradicional batedeira de bolos.

 

Como dá para perceber o bolo foi feito em muito pouco tempo e estava super delicioso, bem fresquinho e impossível de comer apenas uma única fatia…

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Homem na Cozinha


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Maio 2013

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Arquivo

2013


Comentários recentes

  • Cláudia

    Olá,Derreteu a manteiga antes de adicionar às bola...

  • hELENA MOTA CORREIA

    A receita é simples e de fácil execução.

  • Anónimo

    Gostei muito, simples e muito gostosa.obrigada pel...

  • R

    A receita é simples e os resultados, deliciosos! F...

  • Paulo Fernandes

    Olá Ermelindo!Parabéns pelo seu blog! É ótimo! As ...