Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Homem Na Cozinha



Quinta-feira, 30.05.13

Quiche de Bacalhau e Alho Francês

 

Hoje abdiquei dos grelhados que tenho comido nestes últimos dias ao almoço e resolvi fazer algo diferente. Como aqui disse logo pela manha, hoje quis aproveitar umas sobras de uma Massa Folhada que a minha mãe tinha guardado no congelador. Inicialmente pensei até em fazer umas empadas já que a massa tinha sido feita pela minha mãe para esse mesmo propósito. Mas deixei o pensamento das empadas de lado e com a intenção de querer aproveitar outras sobras guardadas no frigorífico, optei por fazer uma QUICHE DE BACALHAU E ALHO FRANCÊS. O resultado final saiu tal e qual como eu esperava e em termos de sabor ela estava mesmo muito boa.  Adorei e devorei logo duas fatias ao almoço. Mas a quiche é uma comida leve e por isso, foi também ideal para quem está desde o domingo passado a apostar numa alimentação mais saudável.

 

 

Como disse no artigo anterior, a Massa Folhada não foi confeccionada por mim. Eu ainda não quis arriscar em fazê-la e por isso, vou agora partilhar com vocês apenas a receita do recheio da quiche. Em relação à massa, hoje em dia já se encontra em qualquer supermercado Massa Folhada congelada ou até mesmo Massa Quebrada. Houve tempos em que eu já cheguei a comprar dessas massas e confesso que até gostei delas. Mas vamos lá à receita da minha Quiche de Bacalhau e Alho Francês

 

Para o recheio vais precisar de:

 

1 posta (pequena) de bacalhau

200 g de alho francês

1 cebola pequena

1 dente de alho

20 g azeite

3 ovos

200 g de natas

100 g queijo ralado (opcional)

Sal e pimenta q.b.

 

Cozi o bacalhau apenas em água e depois de cozido, deixei arrefecer para mais tarde desfia-lo.

 

Pré-aqueci o forno a 180o.

 

Piquei a cebola e o dente de alho e juntamente com o azeite, deixei refogar um pouco. Acrescentei depois o alho francês cortados às rodelas e muito bem lavados e juntei ainda o bacalhau já desfiado. Deixei cozinhar uns minutos, rectifiquei temperos e reservei.

 

Forrei uma forma própria para tartes com a massa folhada.

 

Num recipiente à parte, parti os três ovos, juntei as natas e misturei tudo com uma vara.

 

Por fim, coloquei o preparado do bacalhau e o alho francês na forma já forrada com a massa folhada. Coloquei por cima o queijo ralado e só no fim, adicionei o preparado das natas e os ovos batidos.

 

Levei ao forno a 180o durante cerca de 20 minutos.

 

 

E em tão pouco tempo, lá fiz eu uma quiche super saborosa em que fiz questão de acompanhar a quiche com os brócolos que eu tanto adoro. Na minha opinião tudo ficou mesmo muito bom mas mais logo, quando a minha irmã e a minha mãe chegarem do trabalho, elas sim vão dar uma opinião que interessa. Pois a minha opinião, apesar de sincera, é sempre muito suspeita.

 

Agora, para terminar este almoço saudável da melhor forma, vou atacar uma salada de frutas que fiz ontem para o jantar mas que entretanto também sobrou para hoje. Desejo a todos um óptimo almoço, se ainda for o caso e mais logo, vou revelar-vos o que também andei a fazer logo pela manha, com as sobras da massa folhada e que irão ser perfeitos para o meu lanche. Será que conseguem adivinhar o que andei eu a fazer??

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Homem na Cozinha


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Maio 2013

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Arquivo

2013


Comentários recentes

  • Cláudia

    Olá,Derreteu a manteiga antes de adicionar às bola...

  • hELENA MOTA CORREIA

    A receita é simples e de fácil execução.

  • Anónimo

    Gostei muito, simples e muito gostosa.obrigada pel...

  • R

    A receita é simples e os resultados, deliciosos! F...

  • Paulo Fernandes

    Olá Ermelindo!Parabéns pelo seu blog! É ótimo! As ...